Representações do corpo com deficiência em videogames

Autores

Palavras-chave:

Deficiência, Corpo não normativo, Videogames.

Resumo

As representações relativas ao corpo com deficiência se encontram vinculadas, em nossa sociedade, à doença, à fragilidade e a algo que foge da “norma”. Os modos pelos quais esse corpo não normativo tem sido representado em produtos culturais, e mais especificamente nos videogames, têm sido questionados por conta de sua abordagem frequentemente depreciativa. Com o objetivo de compreender de que formas o corpo com deficiência é representado nos videogames e quais as possíveis implicações dessas representações, empreendemos uma revisão da literatura. O cenário atual vem, aos poucos, se modificando e começam a surgir representações que ajudam a aumentar a representatividade e contribuem para a diminuição de barreiras que se forjam nas relações da pessoa com deficiência.

Biografia do Autor

Rafael Ramires Jaques, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Professor da área de Informática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves.

Cláudia Alquati Bisol, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre pela mesma Universidade e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professora adjunta do Curso de Psicologia, do Mestrado Profissional em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Jaques, R. R., & Bisol, C. A. (2020). Representações do corpo com deficiência em videogames. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 69–84. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9203

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME