Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada

Autores

Palavras-chave:

Ruínas, Design de jogos, Obsolescência programada, Geopolítica das mídias, Sucata eletrônica.

Resumo

Neste artigo, descrevemos três camadas de ruínas relacionadas à tecnologia dos jogos de computador: em uma camada de superfície, destacamos as ferramentas de design utilizadas para produzir ruínas nos mundos audiovisuais dos jogos; em seguida, abordamos a política industrial da obsolescência tecnológica, enquanto uma camada infraestrutural que demanda a produção de espaços provisórios para a decadência material; por fim, através de uma camada de sucata, exploramos a dimensão geopolítica da obsolescência programada, destacando os fluxos transfronteiriços de lixo eletrônico, que demarcam também um estágio geológico de arruinamento. Com isso, relacionamos formas contemporâneas distintas de arruinamento, questionando como o game design se relaciona com processos complexos de deterioração das mídias na atualidade.

Biografia do Autor

Eduardo Harry Luersen

Doutor em Ciências da Comunicação - Unisinos
Doutorado Sanduíche no Gamification Lab - Leuphana Universität Lüneburg
Mestre em Comunicação Social - PUCRS
Bacharel em Design Gráfico - UFPel

Bolsista CNPq, Capes e DAAD

Mathias Fuchs, Leuphana Universität Lüneburg

Pesquisador sênior na Leuphana Universität Lüneburg, onde dirige o Gamification Lab. Obteve seu doutorado em 2010, pela Humboldt Universität Berlin. Projetou e desenvolveu trabalhos artísticos para o ISEA, resfest, ars electronica, PSi #11, futuresonic, EAST e o Greenwich Millennium Dome. Desenvolveu jogos para museus, para o planejamento urbano e para espetáculos teatrais.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Luersen, E. H., & Fuchs, M. (2020). Ruínas do excesso: o design dos jogos digitais como renderização das ruínas da obsolescência programada. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 23–48. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9186

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME