Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos

Autores

Palavras-chave:

Artefato, Ciberespaço, Game studies, Jogos eletrônicos.

Resumo

Os jogos eletrônicos fazem parte da cultura social. Neste artigo, identificamos as características destes jogos a partir de uma pesquisa-ação realizada em contexto educacional, verificando neles a atribuição do conceito de artefato conforme Rabardel (1995), refletindo sobre a seguinte problemática: Quais as características dos jogos eletrônicos que potencializam neles a condição de artefatos? Assim, conceituamos artefato e contextualizamos as características de interatividade, ludicidade, imersão e ação cognitiva nos jogos eletrônicos a partir de três jogos utilizados por estudantes do ensino fundamental. Concluímos com a identificação de que tais características desenvolvem a ação cognitiva dos jogadores em diferentes tempos e espaços na narrativa, configurando os jogos eletrônicos como artefatos.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Carneiro, E. L., & Backes, L. (2020). Para além do gameplay: a compreensão dos jogos eletrônicos enquanto artefatos. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 293–312. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9054

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME