Revisitando The Sims: criticidade, limites e potencialidades em língua inglesa

Autores

Palavras-chave:

Letramentos, Letramento digital, Jogos digitais/videogames, The Sims, Língua inglesa.

Resumo

O presente artigo objetiva revisitar o jogo The Sims, lançado há mais de vinte anos, apontando os limites e as potencialidades de seu uso em sala de aula de língua inglesa. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre os estudos dos jogos digitais, articulados com as discussões dos estudos dos Letramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 1996) em âmbito internacional (GEE, 2009, 2010; PRENSKY, 2001, 2006) e nacional (TAKAKI, 2007, 2015; MAGNANI, 2007, 2014, 2015). Com base em uma análise exploratória e interpretativa (DENZIN & LINCOLN, 2006), evidenciamos algumas mudanças nas versões do jogo em questão, principalmente no que diz respeito às questões de identidade de gênero. Além disso, apontamos implicações dessas mudanças e como elas podem mobilizar o desenvolvimento da criticidade e da agentividade em língua inglesa. Como conclusão, argumentamos a favor do uso dos jogos digitais como prática local (MACIEL,2013) e a necessidade de uma ressignificação de construção de conhecimentos (MONTE MÓR, 2017) na sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Denise Akemi Hibarino, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora de língua inglesa do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFPR. Trabalha com formação inicial e continuada de professores de línguas  sob o viés dos estudos dos letramentos

Fabielle Rocha Cruz, UFPR

Especialista em Educação Bilíngue e  mestranda em Educação (UFPR)

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Hibarino, D. A., & Cruz, F. R. (2020). Revisitando The Sims: criticidade, limites e potencialidades em língua inglesa. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(28), 270–292. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/9009

Edição

Seção

ESTUDOS CRÍTICOS EM VIDEOGAME