Uma Odisseia brasileira: Os Brasileidas e as cenas-modelo homéricas

Autores

Palavras-chave:

Carlos Alberto Nunes. Os Brasileidas. Épica homérica. Cena-modelo. Cena-típica.

Resumo

Embora sua verve tradutória tenha sido reconhecida, os poemas épicos e dramáticos de Carlos Alberto Nunes ainda carecem de estudos que lhe atribuam um lugar nas páginas da história da literatura brasileira. Este artigo tem como principal objetivo investigar as aqui denominadas “cenas-modelo” homéricas por meio de um estudo dos traços herdados da épica de Homero presentes no épico Os Brasileidas, em sua edição da Melhoramentos, de 1962. Na leitura d’Os Brasileidas, foram identificadas cerca de vinte e três cenas que parecem remeter, quase integralmente, a passagens dos poemas homéricos, sobretudo, da Odisseia.

Biografia do Autor

Tatiana Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Língua e Literatura Grega

Faculdade de Letras

PROAERA

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Helena Gervásio Coutinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ na área de concentração Literatura Comparada. Possui Mestrado em Ciência da Literatura (UFRJ) e graduação em Licenciatura em Letras - Português / Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro discente do PROAERA - Programa de Estudos em Representações da Antiguidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileiras e Clássicas.

Downloads

Publicado

2020-09-05

Como Citar

Ribeiro, T. O., & Coutinho, H. G. (2020). Uma Odisseia brasileira: Os Brasileidas e as cenas-modelo homéricas. ANTARES: Letras E Humanidades, 12(26), 96–118. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/8799

Edição

Seção

ESTUDOS LITERÁRIOS