Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha
Palavras-chave:
Deslocamentos, imigração, herança cultural, construção de identidades.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória das personagens Haruki no romance Rakushisha (2007) e Alex, em Hanói (2013), ambas obras de Adriana Lisboa, que, marcadas por experiências de exílio e de i(e)migração, exploram o sentimento de (não)pertencimento ao abordar o encontro de Haruki, descendente de japonês, com a cultura de seus ancestrais, e de Alex com a história de suas heranças culturais, resultante da imigração e exílio de sua mãe e avó vietnamitas refugiadas da guerra. O presente trabalho, portanto, perscrutará sobre os embates culturais e a construção das identidades de Haruki e Alex, que estão em uma busca mais subjetiva, interior, de espaço, e que se utilizam do mecanismo da memória para realizar uma viagem em suas próprias interioridades e em sua própria história para compreender seu lugar e suas origens.Downloads
Publicado
2019-05-05
Como Citar
Cardoso da Silva (UEM), M. da, & Zeferino de Souza (UEM), R. (2019). Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 142–158. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7109
Edição
Seção
Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito