Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha

Autores

  • Mirian da Cardoso da Silva (UEM) Universidade Estadual de Maringá
  • Rafael Zeferino de Souza (UEM) Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Deslocamentos, imigração, herança cultural, construção de identidades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a trajetória das personagens Haruki no romance Rakushisha (2007) e Alex, em Hanói (2013), ambas obras de Adriana Lisboa, que, marcadas por experiências de exílio e de i(e)migração, exploram o sentimento de (não)pertencimento ao abordar o encontro de Haruki, descendente de japonês, com a cultura de seus ancestrais, e de Alex com a história de suas heranças culturais, resultante da imigração e exílio de sua mãe e avó vietnamitas refugiadas da guerra. O presente trabalho, portanto, perscrutará sobre os embates culturais e a construção das identidades de Haruki e Alex, que estão em uma busca mais subjetiva, interior, de espaço, e que se utilizam do mecanismo da memória para realizar uma viagem em suas próprias interioridades e em sua própria história para compreender seu lugar e suas origens.

Biografia do Autor

Mirian da Cardoso da Silva (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Letras, área de concentração Estudos Literários (UEM)

Rafael Zeferino de Souza (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras (Uem)

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Cardoso da Silva (UEM), M. da, & Zeferino de Souza (UEM), R. (2019). Por trás de um par de olhos puxados e de um rosto cinquenta por cento: a herança cultural em Hanói e Rakushisha. ANTARES: Letras E Humanidades, 11(22), 142–158. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/7109

Edição

Seção

Estéticas diaspóricas em literatura: corpos, existências e linguagens em trânsito