Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados

Autores

  • Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto (UFSCar)
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (UECE/Estácio)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conceito EDUCAÇÃO atribuído pelo estudante da educação básica, a partir dos princípios da Teoria da Metáfora Conceitual e dos Modelos Cognitivos Idealizados. A pesquisa, de natureza qualitativa, analisou duas produções de textos sobre o conceito de EDUCAÇÃO realizadas por alunos do ensino médio da rede pública. Os recursos conceituais identificados nos textos produzidos pelos estudantes foram ORIGEM-PERCURSO-META, CONTÊINER, METONÍMICOS e METAFÓRICOS. Como resultados dessa pesquisa, destacam-se, especialmente, a presença da metáfora EDUCAÇÃO É BEM VALIOSO e ADQUIRIDO, bem como da metáfora do Eu-social do Sistema da Metáfora da Vida Interior como estruturadoras do conceito aqui analisado.

Biografia do Autor

Dulcilene Rodrigues da Silva Barreto (UFSCar)

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Barreto (UFSCar), D. R. da S., & Santos (UECE/Estácio), L. A. P. F. dos. (2018). Conceitualização de educação à luz da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(20), 18–34. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/6579

Edição

Seção

DAS REPRESENTAÇÕES EM LINGUÍSTICA COGNITIVA: OLHARES MÚLTIPLOS