SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Autores

  • Joachin Azevedo Neto (UPE) Universidade de Pernambuco - UPE

Palavras-chave:

Lima Barreto, Literatura e Sociedade, Primeira República

Resumo

 

O mercado editorial e as instâncias de produção de conhecimento acadêmico, a partir da década de 1950, podem ser considerados favoráveis em se tratando da publicação e realização de estudos biográficos sobre o escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922). O cronista do subúrbio de Todos os Santos figura entre as páginas de obras assinadas por críticos, historiadores e filólogos renomados enquanto um intérprete cujas opiniões críticas e polêmicas sobre a cultura e sociedade brasileiras são indispensáveis para se compreender o processo de modernização e inserção compulsória do Brasil na modernidade.

Biografia do Autor

Joachin Azevedo Neto (UPE), Universidade de Pernambuco - UPE

Professor Adjunto de Historiografia e História Contemporânea na Universidade de Pernambuco - UPE/Campus Petrolina. Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem publicações e interesse nas áreas de História e Literatura brasileira, Literatura Moderna e História Intelectual.

Downloads

Publicado

2018-05-10

Como Citar

Azevedo Neto (UPE), J. (2018). SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. ANTARES: Letras E Humanidades, 10(19), 150–155. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5846

Edição

Seção

RESENHAS