Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmaniana

Autores

  • Odete Firmino Alhadas Salgado (PUC-RJ) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/CNPq

Palavras-chave:

Interação, Erving Goffman, A hora da estrela

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar parte da interação entre duas participantes (mãe da pesquisadora e a própria pesquisadora), realizada a partir da leitura da obra literária A hora da estrela de Clarice Lispector, sob uma perspectiva goffmaniana. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que pretende refletir sobre a vida social e sobre a literatura como modo de ser e de estar no mundo, compreendendo que os sentidos construídos pelo escritor não estão inscritos no livro de maneira estanque, mas são co-construídos pelo leitor. O alinhamento metodológico se dá com a pesquisa qualitativa, por ser um estudo situado em teorias de bases sociais e interpretativas, e com a pesquisa autoetnográfica, por conectar a experiência pessoal com questões socioculturais, explorando o ambiente familiar como lócus de co-construção de conhecimento. Os resultados contribuem para os estudos da interação face a face e, em um contexto maior, para a interação texto-leitor, pouco explorada como fenômeno social.

Biografia do Autor

Odete Firmino Alhadas Salgado (PUC-RJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/CNPq

Mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e graduada em Letras (Português/Latim) pela mesma instituição (2011). Atualmente, cursa doutorado em Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro com bolsa de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência na área de produção de material didático e tecnologias educacionais e atuou como Professora Substituta do Instituto de Letras da UERJ. É membro dos grupos de pesquisa Análise Sistêmico-funcional e Avaliatividade no Discurso (ASFAD) e Análise Literária e Sistêmico Funcional (ALESF). Sua pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada com o embasamento teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, trabalhando em interface com os estudos literários. 

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Salgado (PUC-RJ), O. F. A. (2017). Era igual escrava: uma análise da interação leitor-texto-leitor em uma perspectiva goffmaniana. ANTARES: Letras E Humanidades, 9(18), 224–250. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/5469

Edição

Seção

REPRESENTAÇÕES DO SOCIAL EM CLARICE LISPECTOR