A conversão da língua em discurso: enunciar para significar

Autores

  • Carmem Luci da Costa Silva (UFRGS) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este artigo busca responder à seguinte questão: Como o aluno pode continuar a sua história de enunciações, para se fundamentar como sujeito em sua língua materna, em novas experiências de significação na linguagem em sala de aula na Universidade? Para responder a essa questão, são abordados os diferentes domínios em que se situa o problema da significação na teorização de Émile Benveniste (1995; 1989) sobre linguagem/língua/discurso para apontar a importância de se considerar o domínio translinguístico nas atividades de leitura e de produção de textos na Universidade em diferentes cursos, que abarcam distintos campos de saber. A reflexão apresentada possibilita embasar teoricamente atividades em sala de aula, centradas na língua em emprego, para possibilitar ao aluno continuar a sua história de enunciações e a sua experiência de significação como sujeito na e pela linguagem.

Biografia do Autor

Carmem Luci da Costa Silva (UFRGS), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Silva (UFRGS), C. L. da C. (2016). A conversão da língua em discurso: enunciar para significar. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 15–28. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/4396

Edição

Seção

DOSSIÊ LÍNGUA, ENUNCIAÇÃO, SEMÂNTICA E DISCURSO: Homenagem ao centenário de publicação do Curso de Linguística Geral