Multimodalidade e ensino sob a óptica de professores de língua inglesa da escola pública

Autores

  • Maria Zenaide Valdivino da Silva (UERN) Universidade de Caxias do Sul
  • Antonia Dilamar Araújo (UECE)

Resumo

Com as transformações que têm acontecido nas diversas esferas sociais no âmbito da comunicação, os textos têm se caracterizado cada vez mais multimodais. Nesse contexto, à escola é dada a responsabilidade de desenvolver nos alunos letramentos necessários para agirem nos mais diferentes contextos de comunicação e de interação humana. Essa pesquisa, vinculada à semiótica social, é de natureza descritiva e interpretativista e busca investigar concepções de professores de língua inglesa sobre a utilização dos textos multimodais em sala de aula. Percebemos que as imagens continuam sendo vistas apenas como recursos para tornar as aulas mais atraentes e para facilitar o entendimento do texto verbal, com função tradutória, além de não levar em conta a abordagem do letramento visual e crítico.

Biografia do Autor

Maria Zenaide Valdivino da Silva (UERN), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Como Citar

Silva (UERN), M. Z. V. da, & Araújo (UECE), A. D. (2015). Multimodalidade e ensino sob a óptica de professores de língua inglesa da escola pública. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 313–335. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3838

Edição

Seção

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS