Cognição e referenciação na expressão “O gigante acordou”

Autores

  • Kaline Girão Jamison (UFC) Universidade de Caxias do Sul
  • Letícia Adriana Pires Ferreira dos Santos (UECE/ESTACIO-FIC)
  • Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)

Resumo

O objetivo desse estudo é analisar os sentidos dos mecanismos de coerência referencial numa perspectiva cognitivo-discursivo-pragmática na expressão "o gigante acordou", veiculada nas redes sociais no Brasil em junho de 2013. Observamos que a construção do referente "Brasil" no anúncio produzido pela marca de whisky Johnnie Walker ocorre por meio de um processo que envolve elementos não apenas verbais e cotextuais, mas multimodais e que é licenciado por um continuum metonímia-metáfora. Baseamo-nos na noção de referenciação (CAVALCANTE, 2011; MONDADA e DUBOIS, 2003), intertextualidade (PIÈGAY-GROS, 1996), nas teorias relacionadas aos fundamentos da Metáfora Conceitual e da Metáfora Primária (LAKOFF; JOHNSON, 1980; GRADY, 1997) e na proposta da metáfora multimodal (FORCEVILLE, 2009).

Biografia do Autor

Kaline Girão Jamison (UFC), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Jamison (UFC), K. G., Santos (UECE/ESTACIO-FIC), L. A. P. F. dos, & Cavalcante (UFC), M. M. (2015). Cognição e referenciação na expressão “O gigante acordou”. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 215–234. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3833

Edição

Seção

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS