Mesclas multimodais e metáfora

Autores

  • Sandra Bernardo (UERJ/PUCRJ) Universidade de Caxias do Sul
  • Ruth Rejala (UERJ)
  • Tamires Barbosa (UERJ)
  • Luanda Gustavo (UERJ)

Resumo

Neste artigo são apresentadas análises de produções multimodais à luz das teorias da Mesclagem e da Metáfora Conceptual, com vistas à descrição da conceptualização dessa forma de expressão de sentidos. Após uma síntese dos fundamentos teóricos, passa-se à análise de três postagens da página virtual UERJ da depressão (UDD). Em seguida, analisa-se uma capa do jornal O Pasquim. Objetiva-se mostrar a adequação desse arcabouço teórico para estudo da interação texto-imagem na conceptualização dos significados, considerando o contexto de uso e os conhecimentos históricos e culturais ativados nas interpretações. Para evitar o predomínio do caráter introspectivo da análise, duas medidas foram tomadas: (i) contato com um dos responsáveis pela página UDD acerca da motivação das postagens selecionadas; (ii) coleta de interpretações da capa d'O Pasquim por pessoas de duas diferentes faixas etárias.

Biografia do Autor

Sandra Bernardo (UERJ/PUCRJ), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

Downloads

Como Citar

Bernardo (UERJ/PUCRJ), S., Rejala (UERJ), R., Barbosa (UERJ), T., & Gustavo (UERJ), L. (2015). Mesclas multimodais e metáfora. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 156–186. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3831

Edição

Seção

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS