O corpo humano nas metáforas multimodais de textos publicitários
Resumo
O texto publicitário, visando captar a atenção do receptor e inscrever-se na sua memória para assim condicionar a sua atuação enquanto consumidor, é, por excelência, um discurso de sedução. Uma das estratégias mais utilizadas é a da expressão metafórica, de que aqui nos ocuparemos. Os domínios fonte e alvo da linguagem metafórica envolvendo o ser humano, a sua corporalidade e as partes do seu corpo são analisados com base no modelo teórico da linguística cognitiva. O estudo parte de um corpus de 95 anúncios publicitários publicados em Portugal entre 1998 e 2014. Na análise dos resultados obtidos, tivemos em conta os domínios conceptuais envolvidos no mapeamento metafórico e a sua direcionalidade, as possibilidades combinatórias entre elementos pictóricos, elementos linguísticos e elementos implícitos e, finalmente, a estratégia utilizada na construção das metáforas multimodais.Downloads
Como Citar
Coimbra (Universidade de Aveiro), R. L. (2015). O corpo humano nas metáforas multimodais de textos publicitários. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 83–106. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3828
Edição
Seção
DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS