Um diálogo sobre o sentido do Movimento Regionalista Gauchesco: Barbosa Lessa, Tau Golin e Ruben Oliven

Autores

  • Lisana Teresinha Bertussi (UCS) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Apresentação de três perspectivas de visão sobre o significado do Movimento Regionalista Gauchesco, ou seja: 1º) a do tradicionalista Luiz Carlos Barbosa Lessa, na tese apresentada no Iº Congresso Tradicionalista, em 1954, no seu Nativismo: um fenômeno social gaúcho, de 1995, em que se destaca um ponto de vista apológico com a valorização da tradição; 2º) a do sociólogo Tau Golin, em A ideologia do gauchismo, de 1983, em que, de forma crítica contundente, vê-se o fenômeno do gauchismo como elemento componente da luta de classes e agente fortalecedor da alienação, ideologia que serve às elites e 3º) a do antropólogo Ruben George Oliven, em A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-Nação, em que o autor considera que quando uma comunidade adere afetivamente a uma representação simbólica é porque faz sentido para ela e, nesse caso, não há nesse procedimento nenhum tipo de imposição.

Biografia do Autor

Lisana Teresinha Bertussi (UCS), Universidade de Caxias do Sul

Lisana Teresinha Bertussi é professora n área de  Literatura no Curso de Graduação em Letras e no Mestrado em Letras, cultura, Regionalidade do Departamento de Letras da Universidade de caxias do Sul.

Tem Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na PUCRS.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Bertussi (UCS), L. T. (2014). Um diálogo sobre o sentido do Movimento Regionalista Gauchesco: Barbosa Lessa, Tau Golin e Ruben Oliven. ANTARES: Letras E Humanidades, 5(10), 220–229. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1886

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL