O autoritarismo em Incidente em Antares

reflexões históricas e historiográficas sobre a relação entre literatura e a ditadura civil-militar no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Autoritarismo brasileiro, Ditadura Civil-Militar, História e Literatura, Erico Verissimo, Incidente em Antares

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o romance Incidente em Antares, de Erico Verissimo, como uma crítica contundente ao autoritarismo brasileiro, especialmente no contexto da ditadura civil-militar (1964-1985). Partindo de uma abordagem histórica e literária, o estudo contextualiza a obra no cenário político repressivo da década de 1970 e reflete sobre o curioso processo de sua publicação sem censura, nesse período. Para isso, o artigo articula os conceitos de autoritarismo presentes em Sérgio Buarque de Holanda (2014) e Lilia Schwarcz (2019), explorando elementos como patriarcalismo, coronelismo e violência estrutural. A análise também examina personagens simbólicos como Quitéria Campolargo e Erotildes, representando, respectivamente, a elite opressora e as camadas marginalizadas. Por fim, o texto propõe uma hipótese alternativa para a ausência de censura à obra: a possibilidade de que o desfecho do romance — em que a ordem social é restabelecida e as denúncias dos mortos são apagadas — tenha sido lido, pelas autoridades militares, como uma validação de sua própria vitória sobre a subversão. Este artigo conclui que o Incidente em Antares permanece uma fonte literária valiosa para compreender as formas históricas de autoritarismo no Brasil.

Biografia do Autor

Jonathan Cesar Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Graduado em História pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. É mestre em História Social pelo PPGHIS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É graduando em Letras Português-Alemão, pela UFF, além de doutorando pelo PPGH - UFF. Tem experiência na área de História, com ênfase em História dos Estados Unidos, História do Japão e em estudos dos conceitos de Nação e Nacionalismo. Atualmente pesquisa temas relacionados à poesia de Agostinho Neto e História de Angola.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Cesar Rodrigues, J. (2025). O autoritarismo em Incidente em Antares: reflexões históricas e historiográficas sobre a relação entre literatura e a ditadura civil-militar no Brasil. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13882

Edição

Seção

Erico Verissimo: o legado do escritor e o tempo