O ensino da leitura discursiva e o fenômeno da desinformação

Explorando os passos teórico-metodológicos da pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Leitura crítica, Desinformação, Fontes primárias, Formação docente

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa em andamento do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho objetiva abordar uma proposta de ensino da leitura crítica a partir de fontes primárias de arquivos no ensino superior. Para isso, foi aplicado um questionário sociocultural com licenciandos do curso de História da referida instituição e usamos como aporte teórico Bakhtin (2010; 2011), como também os estudos de Araújo (2020; 2021), Marques (2023; 2024), Argemí (2019) e outros pesquisadores diante de um cenário preocupante em que o fenômeno da desinformação vem sendo destaque no século XXI. Os resultados apontaram para a necessidade de aprofundamento quanto as leituras críticas e discursivas na formação docente, levando em consideração a demanda de pesquisas e leituras desenvolvidas na academia por parte dos discentes.

Biografia do Autor

Wiliana de Araújo Borges, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialista em ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade Integrada de Patos (FIP); Professora de Língua Portuguesa em turmas de ensino básico; Professora estagiária por dois semestres na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professora da Faculdade do Complexo Educacional Santo André-FACESA; As áreas de atuação são: Língua Portuguesa, Linguística discursiva, Ciência da Informação e Arquivologia; Pesquisadora dos estudos linguísticos, atuante na linha: ensino de línguas e formação docente sob o eixo teórico de Bakhtin e seu círculo. Membro do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória.

Eliete Correia dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia, coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Colaboradora do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, letramento, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivo, Linguagem e Memória. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Como Citar

de Araújo Borges, W., & Correia dos Santos, E. (2025). O ensino da leitura discursiva e o fenômeno da desinformação: Explorando os passos teórico-metodológicos da pesquisa. ANTARES: Letras E Humanidades, 17(38). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13661

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL