O ensino da leitura discursiva e o fenômeno da desinformação
Explorando os passos teórico-metodológicos da pesquisa
Palavras-chave:
Leitura crítica, Desinformação, Fontes primárias, Formação docenteResumo
Este artigo é fruto da pesquisa em andamento do curso de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e ensino da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho objetiva abordar uma proposta de ensino da leitura crítica a partir de fontes primárias de arquivos no ensino superior. Para isso, foi aplicado um questionário sociocultural com licenciandos do curso de História da referida instituição e usamos como aporte teórico Bakhtin (2010; 2011), como também os estudos de Araújo (2020; 2021), Marques (2023; 2024), Argemí (2019) e outros pesquisadores diante de um cenário preocupante em que o fenômeno da desinformação vem sendo destaque no século XXI. Os resultados apontaram para a necessidade de aprofundamento quanto as leituras críticas e discursivas na formação docente, levando em consideração a demanda de pesquisas e leituras desenvolvidas na academia por parte dos discentes.