Uma análise da noção de perspectiva da metáfora conceptual MULHER É PIRANHA em letras de música

Autores

Palavras-chave:

Metáfora, Piranha, Tabu, Perspectiva

Resumo

Este artigo busca discutir a metáfora específica MULHER É PIRANHA, que faz parte da metáfora genérica SER HUMANO É ANIMAL, além do papel da perspectiva nos seus usos em letras de música em português brasileiro, sob a ótica da Teoria da Metáfora Conceptual (TMC). Para tanto, discorre-se sobre metáfora e perspectiva segundo Lakoff e Johnson (1980), seguido de um modelo cultural da Grande Cadeia do Ser (Lakoff; Turner, 1989). Disserta-se sobre metáforas animais e seus usos, demarcando a noção de perspectiva, especialmente no tratamento dado às metáforas animais relacionadas a mulheres. Faz-se, então, um mapeamento metafórico e ilustra-se os pontos do mapeamento com letras de música populares. Quando a metáfora "piranha" é usada para descrever um homem, ela traz traços positivos, e discorre-se sobre as razões cognitivas para isso por meio da TMC. Conclui-se que a metáfora conceptual MULHER É PIRANHA é modulada pela perspectiva.

Biografia do Autor

Claudiane Silva-Nasser, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Claudiane Silva-Nasser, doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Instituto Max Planck de Psicolinguística. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Letras Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

Silva-Nasser, C. (2024). Uma análise da noção de perspectiva da metáfora conceptual MULHER É PIRANHA em letras de música. ANTARES: Letras E Humanidades, 16(37). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/13189

Edição

Seção

DISCURSOS EM ANÁLISE: DIMENSÕES E PERSPECTIVAS