Espaços de conversa e de escuta na sala de aula: a recepção da literatura infantil

Autores

  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba
  • Joseany Lunguinho Gomes Perinelli Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Literatura infantil, conversas literárias, formação de leitores, mediação docente

Resumo

A literatura nos permite, de modo singular, atuar na própria cultura e construir nossa subjetividade por um viés social e individual. Partindo dessa premissa, o presente estudo aborda a recepção da literatura infantil por meio de experiências exitosas na escola e as implicações da mediação pedagógica na formação do leitor literário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que abarca discussões teóricas sobre a importância da leitura do texto literário na sala de aula e a relevância do profe ssor-mediador e, na sequência, relata e analisa práticas de leitura vivenciadas no Ensino Fundamental I, à luz do enfoque Dime (CHAMBERS, 2007), que embasa a intervenção docente por meio do diálogo e de situações planejadas para o trabalho com a literatura infantil em contexto escolar. Como resultado, verificamos que espaços de conversa e de escuta sobre o texto literário potencializam o processo de formação leitora das crianças.

Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e do Curso de Graduação em Letras  da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem experiência na área de ensino de literatura, estágios de literatura, literatura infantil e juvenil , com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino, literatura brasileira contemporânea e formação de professores. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e formação de professores.

Joseany Lunguinho Gomes Perinelli, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Educação Infantil pelo CINTEP - Centro Integrado de Pesquisa. Mestranda da Pós Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB) Membro do GEEF - Grupo de pesquisa Estágio, Ensino e Formação Docente (CNPq/UFPB). Pesquisa Literatura e mediação de Literatura Infantil com ênfase na formação do professor e do leitor da Educação Infantil. Atualmente é professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de João Pessoa, atuando no ciclo de alfabetização.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Segabinazi, D. M., & Perinelli, J. L. G. (2023). Espaços de conversa e de escuta na sala de aula: a recepção da literatura infantil. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(36), 1–28. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11263

Edição

Seção

Mediação e recepção cultural: literatura e sociedade