O Bildungsroman sob outras cores em Quem teme a morte, de Nnedi Okorafor

Autores

Palavras-chave:

Autoria negra, Bildungsroman feminino, Nnedi Okorafor, Quem teme a morte.

Resumo

Esta pesquisa visa analisar o romance Quem teme a morte, de Nnedi Okorafor, a partir do processo de desenvolvimento de sua protagonista. A investigação fundamenta-se nas pesquisas de Maas (2000), Moretti (2020) e Pinto (1990), acerca dos elementos narrativos que caracterizam a heroína, bem como as similaridades da obra com o Bildungsroman. Foi traçado um paralelo entre o percurso existencial do herói do Romance de Formação e a representação da heroína okoraforiana, cuja presença nessa tradição se destaca pelo desenvolvimento da personagem mediante a sua autoafirmação nos âmbitos sociais, raciais e de gênero. Conclui-se que, apesar de uma convergência temática inerentemente humana, a obra ultrapassa limites do Bildungsroman, ainda que seja possível destacar similaridades com os romances de renascimento e de transformação.

Biografia do Autor

João Batista Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor Adjunto do Departamento de Letras e do PROGEL, na UFRPE.

David Dornelles Santana de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduado em Letras pela UFRPE, pesquisador com ênfase em Linguística e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, cultura, mito, imaginário, desenvolvimento de jogos e role-playing games, autoria e representatividade negra.

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Publicado

2023-05-13

Como Citar

Pereira, J. B., & Santana de Melo, D. D. (2023). O Bildungsroman sob outras cores em Quem teme a morte, de Nnedi Okorafor. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11215

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