Definindo e redefinindo conceitos: o caso de Herland

Autores

  • Júlia Valero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Charlotte Perkins Gilman, Linguagem, Feminismo, Filosofia

Resumo

A natureza feminina e as supostas limitações das mulheres foram utilizadas como justificativa para excluir mais da metade da espécie humana da tomada de decisões, participação política, mercado de trabalho e educação de qualidade. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo examinar a construção da linguagem e de conceitos ligados ao feminino e ao modo como estes são utilizados para explicar e justificar a marginalização e a sujeição do sujeito feminino em sociedade. Para o desenvolvimento de tal análise, elege-se como objeto de estudo Herland – A Terra das Mulheres, de Charlotte Perkins Gilman, que nos apresenta uma sociedade utópica composta somente por mulheres e explicita como tais mulheres se desenvolveriam e participariam de uma sociedade que não as excluísse ou as ligasse à inferioridade.

Biografia do Autor

Júlia Valero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019) e é mestranda do programa em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Política, com ênfase em Feminismo.

Rosana Cristina Zanelatto Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras Câmpus de Araraquara pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura comparada, literatura brasileira, teoria da literatura e ficção e história, violência e horror.

Downloads

Publicado

2023-05-13

Como Citar

Valero, J., & Zanelatto Santos, R. C. (2023). Definindo e redefinindo conceitos: o caso de Herland. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11213

Edição

Seção

O MOVIMENTO FANTASISTA DE AUTORIA FEMININA