Reminiscências da vertente gótica no conto “Sentença”, de Adriana Lunardi

Autores

Palavras-chave:

Gótico, gótico de autoria feminina, Adriana Lunardi.

Resumo

Este trabalho dedica-se a uma investigação da representação da escrita feminina no conto “Sentença”, de Adriana Lunardi, em articulação com manifestações da literatura gótica no século XXI. O artigo ora delineado abre perspectivas para diferentes possibilidades de investigação, como: a condição feminina na atualidade, violência, silenciamento, opressão. A hipótese central parte do pressuposto de que na escrita de Adriana Lunardi, assim como na escrita gótica tradicional produzida por mulheres, as personagens enfrentam o medo, não se sujeitando ao papel de moças indefesas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas referências dão suporte à leitura crítico-analítica do conto.

Biografia do Autor

Fabianna Simão Bellizzi Carneiro, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Federal de Catalão e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão. É pesquisadora do grupo Estudos do Gótico (CNPq). 

Downloads

Publicado

2023-05-13

Como Citar

Carneiro, F. S. B. (2023). Reminiscências da vertente gótica no conto “Sentença”, de Adriana Lunardi. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11176

Edição

Seção

O MOVIMENTO FANTASISTA DE AUTORIA FEMININA