Educação do(a) aluno(a) surdo(a) na pandemia: desafios e reflexões

Autores

  • Lucimar Gracia Ferreira
  • Lúcia Gracia Ferreira
  • Lilian Moreira Cruz

Palavras-chave:

Aluno surdo, pandemia Covid-19, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo objetivou analisar as condições existentes e os desafios enfrentados pelos(as) professores(as) para proporcionar, ao(a) aluno(a) surdo(a) a inclusão no processo de ensino-aprendizagem no contexto pandêmico. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória e fizemos uso do questionário virtual, e contamos com a participação de cinco docentes da Educação Básica e um intérprete de Libras. Os dados mostraram que não há garantias de aprendizagem para os(as) estudantes surdos(as), visto que existem aspectos que desfavorecem o ensino. Constatamos que qualquer cenário de crise requer ações imediatas, com vistas a promover a aprendizagem de alunos(as) surdos(as) e romper com processos de opressão e exclusão do público-alvo da educação especial.

Biografia do Autor

Lucimar Gracia Ferreira

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialização em Educação Especial e Inclusiva (FAEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); e em Letras/Libras pela Universidade Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP (UESB) e do Grupo de Pesquisa Educação Didática e Ludicidade - GEPEL (UFBA).

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Ferreira, L. G., Ferreira, L. G., & Cruz, L. M. (2022). Educação do(a) aluno(a) surdo(a) na pandemia: desafios e reflexões. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(34), 276–307. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/11129

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL