A identidade narrativa no álbum Sobrevivendo no Inferno, de Racionais MC’s

Autores

  • Inara Lopes da Silva Universidade Federal do Amapá
  • David de Souza Silva Universidade Federal do Amapá
  • Marcos Paulo Torres Pereira Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Literatura, Identidade, RAP.

Resumo

O movimento Hip Hop, sobretudo, o RAP vem se tornando instrumento de lutas sociais através das narrativas contidas nas canções. Diante disso, o corpus desta pesquisa foca no álbum Sobrevivendo no inferno (1997), dos Racionais MC’s, analisando aspectos de identidade narrativa, discurso e identidade nas músicas como forma de subverter a opressão social sofrida pela periferia, permitindo vizibilizar identidades, memórias e sentimentos dos pretos, pobres e periféricos.

Biografia do Autor

Inara Lopes da Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduanda em Letras Francês pela Universidade Federal do Amapá, Departamento de Letras e Artes, com área em Literatura.

David de Souza Silva, Universidade Federal do Amapá

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente e atual Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIFAP (PROFHISTÓRIA/UNIFAP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão (PPDSR/UEMA). Editor-Gerente da Revista PRACS - Revista de Ciências Sociais da Unifap, desde 2019. Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Amapá (PPGH/UNIFAP) (2020 a 2022). Doutor em Geografia (IESA/UFG). Mestre em Sociologia (UFGD). Bacharel em Ciências Sociais (UFMS). Experiência em Ciências Sociais, realizando investigações sobre Movimentos Étnicos, Movimentos Sociais e Sociologia da Amazônia; e em Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap). Coordenador do Núcleo de Estudos em Etnopolítica e Territorialidades da Amazônia - NETTA/UNIFAP. Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Integrante da Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales [RedMet].

Marcos Paulo Torres Pereira, Universidade Federal do Amapá

Professor Assistente de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá. Doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Ensino da Literatura Brasileira; Professor nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa.

Downloads

Publicado

2023-05-13

Como Citar

da Silva, I. L., Silva, D. de S., & Torres Pereira, M. P. (2023). A identidade narrativa no álbum Sobrevivendo no Inferno, de Racionais MC’s. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10963

Edição

Seção

SEÇÃO GERAL