Os traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente

Autores

  • Carlos Eduardo de Araujo Placido Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Maus, a história de um sobrevivente, Romance gráfico, Art Spiegelman, Narrativa sequencial

Resumo

O romance gráfico Maus: a história de um sobrevivente (1991) é uma obra de não-ficção memorialista de cunho pós-moderno. Ela foi escrita e ilustrada pelo cartunista estadunidense Art Spiegelman e rememora as histórias de um personagem sobrevivente do Holocausto judeu, Vladek Spiegelman, por meio dos olhos de seu filho, Artie Spiegelman. Essas rememorações trazem à tona uma pletora de episódios relacionados diretamente aos traumas transgeracionais (MILUNESCU, 2016; JAWAID, 2018; AZEVEDO, 2019; REIS, 2019), mormente provindos dos conflitos bélicos. Desta forma, o objetivo deste artigo é o de analisar a representação dos traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente (1991). Através da pesquisa integrativa, esse romance gráfico foi analisado por meio de um
conjunto teórico acerca dos traumas transgeracionais. Como resultado,
Spiegelman (1991) elabora um romance gráfico ousado e subversivo. Por
um lado, ele se utiliza de vários recursos técnicos da narrativa sequencial
para amotinar os conceitos clássicos das histórias em quadrinhos.
Por outro lado, ele consegue habilmente narrar as terríveis histórias
do Holocausto judeu através das diversas instanciações acerca dos
traumas transgeracionais.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araujo Placido, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOUTOR EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), MESTRE EM ESTUDOS DE LITERATURA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR), BACHAREL E LICENCIADO EM LETRAS (PORTUGUÊS/ INGLÊS) PELA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS, NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). SUA ÁREA DE INTERESSE REMETE AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA, AO ENSINO DE ESCRITA CRIATIVA EM INGLÊS, À LITERATURA CONTEMPORÂNEA AMERICANA E BRASILEIRA, AO AUTOR IRLANDÊS JOHN BANVILLE, À DIASPORA IRLANDESA, AOS ESTUDOS IDENTITÁRIOS, QUEER E POMOSSEXUAIS. JÁ ATUOU COMO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E INGLÊS EM ESCOLAS DE LÍNGUAS.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Placido, C. E. de A. (2022). Os traumas transgeracionais em Maus: a história de um sobrevivente. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 190–216. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10877

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES