"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil

Autores

  • Dione Márcia Alves de Moraes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Quadrinhos, Leitura, Compreensão.

Resumo

Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e a
narrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,
utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.

Biografia do Autor

Dione Márcia Alves de Moraes, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos Linguísticos. Professora adjunta da Faculdade de Letras da UFPA Campus Marajó-Breves

Downloads

Publicado

2022-10-17

Como Citar

Moraes, D. M. A. de. (2022). "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(33), 334–351. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860

Edição

Seção

QUADRINHOS E TRAÇOS CULTURAIS: INTERSEÇÕES