Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo

Autores

Palavras-chave:

Trissomia do Cromossomo 21, Ensino remoto, Língua Portuguesa, Inclusão

Resumo

Este artigo objetiva discutir a perspectiva de familiares acerca do processo inclusivo de jovens com trissomia do cromossomo 21 (T21) no ensino remoto de Língua Portuguesa, durante o ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada realizada com familiares de jovens que participam do Grupo de Pesquisa Fala Down, vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os resultados demonstraram que a família exerceu um papel fundamental para o desenvolvimento do educando com T21. Portanto, mesmo diante dos desafios encontrados no ensino remoto, é possível oportunizar instrumentos adequados que gerem processos compensatórios para as pessoas com T21.

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Publicado

2022-05-06

Como Citar

Ladeia, R. T. de L. R., Almeida, E. de S. S., Boaretto, G. C., & Ghirello-Pires, C. S. A. (2022). Jovens com trissomia do cromossomo 21 no ensino remoto de língua portuguesa: perspectivas dos familiares acerca do processo inclusivo. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 57–80. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10568

Edição

Seção

LINGUAGEM E PANDEMIA