Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura Literária, Pandemia, Práticas Docentes.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o trabalho com a leitura literária na escola durante a pandemia causada pela Covid-19. Os dados estudados foram gerados em 2020 por meio de um formulário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e que foi preenchido por 97 professores de Língua Portuguesa e 2 bibliotecários atuantes no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual empregamos o paradigma indiciário como método de interpretação de dados, uma vez que enfocamos os detalhes das respostas obtidas. Com base nos resultados deste estudo, verificamos que muitos profissionais empregaram estratégias para o trabalho com a leitura típicas do ensino presencial com pequenos ajustes para adequação à interação remota. Além disso, eles tiveram que recorrer a textos eletrônicos e/ou digitalizados para suprir a falta de acesso dos alunos aos livros impressos.

 

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguagem e Educação pela USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL e do ProfLetras-UEL.

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Batista, P. C., & Lima, S. O. (2022). Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes. ANTARES: Letras E Humanidades, 14(32), 137–164. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10515

Edição

Seção

LINGUAGEM E PANDEMIA