A religião e as possibilidades para uma abordagem histórica sobre a visão de natureza entre os tsonga através do discurso de Henri Junod.

Autores

  • Marcos Vinícius Santos Coelho Unicamp

Palavras-chave:

Religião, tsongas, natureza

Resumo

Este artigo versa sobre a visão da natureza dos tsonga, a partir da análise do relato etnográfico do missionário suiço Henri Junod. Este relato foi produzido entre o fim do século XIX e inicio do XX. A análise baseia-se principalmente na investigação dos aspectos da natureza impregnados no óraculo dos ossinhos. Tal oráculo faz parte de um dos principais elementos religiosos da cultura tsonga e possui informações que permitem entender a relação entre as concepções sobre a natureza e a religião, nas sociedades em questão.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Santos Coelho, Unicamp

O autor é graduado em história pela Universidade federal da Bahia. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos tambem pela Unviversidade Federal da Bahia. Ingressou, em 2010, no doutorado em História Social na Universidade Estadual de Campinas. Especialista em História da África, História de Moçambique, Focando sua investigação nas relações entre o mundo natural e as sociedades humanas. 

Downloads

Publicado

2012-10-02

Como Citar

Coelho, M. V. S. (2012). A religião e as possibilidades para uma abordagem histórica sobre a visão de natureza entre os tsonga através do discurso de Henri Junod. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 10(19). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/997

Edição

Seção

Dossiê