Imprensa estudantil no Ensino Secundário – no antigo Sul de Mato Grosso (indiviso): em estudo a materialidade do jornal ABC Literário na década de 1960

Autores

  • Cintia Medeiros Robles Aguiar
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis

Palavras-chave:

Impresso estudantil. Ensino secundário. Materialidade.

Resumo

Os jornais estudantis constituíram-se das mais variadas formas, inserindo-se no cotidiano de escolas públicas e privadas. Tem-se como objetivo caracterizar o jornal ABC Literário, a partir de sua materialidade. Apreende-se o jornal escolar que circulou no Ginásio Osvaldo Cruz de Dourados, cidade na faixa de fronteira brasileira com o Paraguai, na condição de “documento/ monumento” inserido na perspectiva da Nova História Cultural. Os resultados sinalizam que o jornal escolar se tornou um importante instrumento no processo civilizador que a instituição necessariamente deveria desencadear com os estudantes, seus familiares e a sociedade local. Conclui-se que o impresso estudantil tem potencial de fonte e objeto de pesquisa na investigação da trajetória da referida instituição de ensino secundário, das práticas e representações criadas em torno da instituição e do movimento secundarista estudantil.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Robles Aguiar, C. M., & Valle Pereira Assis, J. H. do. (2020). Imprensa estudantil no Ensino Secundário – no antigo Sul de Mato Grosso (indiviso): em estudo a materialidade do jornal ABC Literário na década de 1960. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8864

Edição

Seção

Dossiê