As teses apresentadas nos concursos públicos para professores secundários: contribuições para o estudo da identidade profissional docente

Autores

  • Paloma Rezende de Oliveira
  • Fernando Rodrigo dos Santos Silva*

Resumo

Este artigo tem como objetos e fontes de análise as teses e atas dos exames de concursos públicos realizados no Colégio Pedro II (CPII) para a seleção dos professores secundários. Constatouse que apenas em 1921 uma mulher se candidatou à vaga de professora catedrática do Colégio Pedro II, para a cadeira de Italiano, mas não obteve êxito. Em 1926, pela primeira vez, uma professora passou a constituir o quadro docente do CPII, nomeada como professora suplementar de Química, porém, suas tentativas de ingressar na cátedra, por meio de concurso, nos anos de 1933 e 1939, não foram bemsucedidas. A análise documental indicou a existência de uma hierarquia institucional entre os professores e nos permitiu compreender como se deu a constituição da identidade profissional do(a) professor(a) secundário nesta instituição de caráter modelar

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

de Oliveira, P. R., & dos Santos Silva*, F. R. (2020). As teses apresentadas nos concursos públicos para professores secundários: contribuições para o estudo da identidade profissional docente. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(36). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/8863

Edição

Seção

Dossiê