O feminino em imagens: uma narrativa visual para o ensino de História e Arte

Autores

  • Eliana Rela Rela
  • Neiva S. P. Panozzo
  • Juliane P. P. Cescon

Palavras-chave:

Narrativa visual. Feminino. Leitura interdisciplinar.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as representações do feminino, registradas em artefatos culturais como obras de arte, adereços e objetos utilitários, oossibilitando ao docente mediador referencias para a leitura de imagens. Examina imagens que, comumente, servem de apoio pedagógico em disciplinas de História e Arte, disponíveis em acervos do meio virtual ou reproduzidas em livros didáticos. Abrange o período denominado “hominização” até o período medieval.

Utiliza o aporte teórico de Martine Joly, que indica caminhos de interpretação das imagens como uma narrativa. Entender a narrativa visual é uma competência essencial de leitura a ser aprendida e ensinada na formação básica e de docentes. O texto oferece alguns indicadores para a interpretação do feminino no recorte temporal, na perspectiva interdisciplinar entre História e Arte, apontando a modos de significar a produção do papel feminino em culturas e tempos diversos.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Rela, E. R., S. P. Panozzo, N., & Cescon, J. P. P. (2019). O feminino em imagens: uma narrativa visual para o ensino de História e Arte. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7862