Ensino de História, Memória e Regionalismo:uma análise do currículo de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Claudia C. Azeredo Atallah

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão acerca da Lei Municipal n.8.214, sancionada em 2011, em Campos dos Goytacazes, que prevê a inclusão, na grade curricular municipal, de estudo sobre algumas personalidades com importância histórico-regional. Atenção será concedida aos esforços empreendidos em preservar uma memória regional e fortemente vinculada aos interesses do Poder Público municipal. As comemorações em torno dessas personalidades, assim como de datas festivas e de grande comoção pública, têm um valor simbólico de grande importância às sociedades e aos poderes instituídos. Considera-se, nesta análise, a importância do ambiente escolar à emergência de identidades múltiplas  que sofrem, constantemente, influências dos poderes instituídos na construção (e no controle) da cidadania pretendida.

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Publicado

2019-10-17

Como Citar

Azeredo Atallah, C. C. (2019). Ensino de História, Memória e Regionalismo:uma análise do currículo de Campos dos Goytacazes. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7861