Nos saberes de Clio e de Arconte: História, Literatura e Ensino

Autores

  • Pedro Pio Fontineles Filho

Palavras-chave:

História. Literatura. Ensino.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de compreender as relações de aproximação e distanciamento entre os saberes histórico, literário e educacional. Dessa forma, o estudo fez análises sobre a obra do escritor O. G. Rego de Carvalho, que problematizou a existência de “Literatura piauiense”. A postura do literato possibilitou questionamentos sobre a história da literatura e sobre o que é “ser piauiense”. Metodologicamente, o estudo centrou suas análises na leitura analítico-interpretativa da obra desse literato, a crítica literária local, bem como as leis estaduais, que tratam da obrigatoriedade do ensino de Literatura piauiense nas escolas do estado. Para tanto, as orientações teóricas de Certeau, Derrida, Barthes e Guimarães foram fulcrais para alicerçar as discussões propostas. Considerou-se, em linhas gerais, que a obra do literato permite uma reflexão sobre o “ser piauiense” na História e na Literatura, tendo o ensino como elo.

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

Fontineles Filho, P. P. (2019). Nos saberes de Clio e de Arconte: História, Literatura e Ensino. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7801