Linha Turismo de Curitiba: políticas urbanas e imagens da cidade

Autores

  • Sandro Cavalieri Savoia
  • Ilanil Coelho
  • Felipe Borborema Cunha Lima

Palavras-chave:

Patrimônio cultural. Turismo Curitiba.

Resumo

Curitiba se destacou nos cenários nacional e internacional do mercado mundial das cidades, em especial na década de 1990, com a implementação e consolidação de uma política de city marketing e da consequente expansão das chamadas imagens-síntese ou imagens de marca.

Nesse processo, ganharam destaque os governos de Jaime Lerner e Rafael Greca nas transformações urbanas e na construção de equipamentos culturais que concorreram à difusão das imagens da cidade e que integram a chamada “Linha Turismo”, roteiro que oferece ao turista um modo de conhecer a cidade por meio de lugares e bens culturais emblemáticos.

O objetivo do presente artigo é apontar às mudanças na capital paranaense, bem como às suas consequências socioculturais, uma vez que passou a predominar um modelo de promoção da cidade homogeneizador e excludente.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Cavalieri Savoia, S., Coelho, I., & Borborema Cunha Lima, F. (2019). Linha Turismo de Curitiba: políticas urbanas e imagens da cidade. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 18(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/7795