O modernismo dos anos 20 no Rio Grande do Sul sob o olhar crítico de arte Ângelo Guido
Resumo
O tema deste artigo é a crítica que Ângelo Guido faz ao Modernismo artístico, tendo como fonte de análise textos referentes às artes plásticas que ele escreveu para o jornal Diário de Notícias, de Porto Alegre (RS), no período de 1928 a 1945. Este trabalho, sob o enfoque de uma história das idéias, aborda os fundamentos teóricos em que se baseia o discurso crítico de Ângelo Guido, relacionando a sua crítica de arte às teorias estéticas, às teorias da arte e da história da arte que serviram de parâmetro para a sua configuração. Esta pesquisa considera que Ângelo Guido é um dos primeiros a atuar como profissional da crítica na imprensa no RS, tendo uma linguagem voltada para o campo artístico e fundamentada na história e na filosofia da arte. Além da fundamentação estética da crítica de arte em Ângelo Guido, o estudo pretende pôr em questão a própria tarefa da crítica no campo artístico.