O Dia do Índio e a Lei 11.645/2008: avanços e retrocessos na práxis escolar

Autores

  • Amanda Siqueira da Silva
  • Giselda Siqueira da Silva Schneider

Palavras-chave:

ndio. História. Direito

Resumo

Reflexão a cerca dos avanços e os retrocessos na práxis escolar pedagógica a partir da Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a História e Cultura Indígena, analisando as atividades pedagógicas realizadas para celebrar o Dia do Índio. A metodologia utilizada pretende aliar a pesquisa descritiva à documental, bem como a revisão bibliográfica pertinente, possibilitando a análise crítica. Para tanto, procedemos pela contextualização histórica do surgimento do Dia do Índio; analisamos o âmbito de inserção da Lei 11.645/2008; refletimos sobre a práxis escolar, os avanços e retrocessos em relação aos Povos Originários e concluímos que a práxis pedagógica carece de uma contínua formação alicerçada nos novos estudos e abordagens interdisciplinares, para sair das práticas colonialistas.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

da Silva, A. S., & da Silva Schneider, G. S. (2018). O Dia do Índio e a Lei 11.645/2008: avanços e retrocessos na práxis escolar. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 17(34). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/6944