História e cinema: representações do negro no filme Ganga Zumba, 1963

Autores

  • Antônio Barros de Aguiar
  • Raphael Feldhues Faculdade Santa Helena

Palavras-chave:

História Cultural, Cinema, Ganga Zumba

Resumo

Este artigo tem como tema a relação entre história e cinema. Como recorte temático a análise se concentra sobre o filme ‘Ganga Zumba: rei de Palmares’, dirigido por Cacá Diegues e produzido em 1963. Apesquisa pretendeu responder à questão de como o negro foi representado naquela película e de que forma isso se relaciona ao passado histórico entendido. Nesse sentido, a abordagem parte da História Cultural, onde se buscou ferramentas para compreender o filme como um documento, como expressão dos imaginários de uma sociedade localizada no tempo e no espaço. Concluiu-se que a produção fílmica é também uma fonte histórica e que contribui para reconstruir e difundir uma dada memória coletiva.

Biografia do Autor

Antônio Barros de Aguiar

Graduado em história; Especialista em Ensino de História; pesquisador do Núcleo de Pesquisas da Faculdade Santa Helena

Raphael Feldhues, Faculdade Santa Helena

Doutor em História pela UnB; Mestre em história pela UnB; Graduado em História pela UPE; MBA em Gestão de Recursos Humanos; autor do livro O Triunfo da moral burguesa no recife, Fundaj, 2013. Professor e coordenador na Faculdade Santa Helena.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Aguiar, A. B. de, & Feldhues, R. (2016). História e cinema: representações do negro no filme Ganga Zumba, 1963. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(30). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4558