São Paulo de todas as cores: cartografias sócio-espaciais, imigrações e circularidade de idéias em Santa Ifigênia

Autores

  • Janaina Cardoso de Mello Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

Santa Ifigênia, imigração, ocupação urbana, cortiços

Resumo

O artigo trata da morfologia urbana do bairro de Santa Ifigênia em São Paulo, na virada do século XIX para o século XX. Tem por objetivo apresentar a dinâmica de ocupação da região por cortiços, suas tensões e superação. A reflexão sobre a habitação e a imigração de pessoas, idéias e redes de solidariedade é feita à partir do Relatório da Comissão de exame e inspeção das habitações operárias e cortiços no districto de Sta. Ephigenia, de 1893, referências bibliográficas, plantas urbanas e dados estatísticos constantes de fichas do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Uma história de portugueses, italianos, espanhóis, sobretudo de brasileiros nascidos ou adotados pela geografia paulista.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PAAC-UFRJ); Doutoranda em Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI-UFS); Doutora em História Social (PPGHIS-UFRJ); Professora Adjunta da Graduação em Museologia (UFS) e dos Mestrados em História (PROHIS-UFS e PPGH-UFAL). 

Downloads

Publicado

2015-07-03

Como Citar

Mello, J. C. de. (2015). São Paulo de todas as cores: cartografias sócio-espaciais, imigrações e circularidade de idéias em Santa Ifigênia. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3293

Edição

Seção

Dossiê