Algumas considerações sobre a Ferrovia Noroeste do Brasil: migração e ocupação em Campo Grande MT/MS (1905-1940)

Autores

  • Carlos Alexandre Barros Trubiliano Universidade Federal de Ronônia

Palavras-chave:

ferrovia, migração, cidades, fronteiras

Resumo

A estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) nasceu sob o signo da defesa do Estado Nacional e da expansão das relações capitalistas para a fronteira Oeste brasileira. Os trilhos (re)significaram a dinâmica política no sul de Mato Grosso e transformou o espaço, provocando o aparecimento de cidades e impulsionando o crescimento de outras, como Campo Grande. Pelo trem não chegavam apenas mercadorias, mas ideias informações, e principalmente pessoas. Neste artigo, apresentamos alguns dados que ilustram a ocupação territorial do sul de Mato Grosso, mais especificamente de Campo Grande, com vistas a fornecer elementos para discussões/entendimento sobre a “concha de retalho” étnico que forma a região.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Barros Trubiliano, Universidade Federal de Ronônia

Formação: Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Franca.

Professor Adjunto de História Contemporânea na Universidade Federal de Rondônia (Unir) 

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

Trubiliano, C. A. B. (2015). Algumas considerações sobre a Ferrovia Noroeste do Brasil: migração e ocupação em Campo Grande MT/MS (1905-1940). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 14(27). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/3181

Edição

Seção

Dossiê