Nas teias da administração local: redes de poder e relações familiares entre oficiais camarários no Brasil Meridional (Vila de Nossa Senhora do Rio Pardo - 1811/ c. 1830)

Autores

  • Ana Silvia Volpi Scott Unisinos
  • Ricardo Schmachtenberg

Palavras-chave:

redes de poder, relações familiares, câmara municipal

Resumo

Nas últimas décadas tem-se ampliado os estudos sobre as câmaras municipais e sobre os poderes que dela emanavam. Além disso, com aporte teórico metodológico da Nova História Política, Nova História Social, da Micro-História, auxiliado pela Prosopografia, tem-se dado rostos e nomes aos indivíduos que compunham esse universo. Da mesma forma, como instrumento de poder local, as câmaras municipais se transformaram em locais privilegiados para a formação de redes de poder e relações familiares. Este artigo analisa a constituição de redes de poder e a formação de relações familiares entre oficiais da Câmara Municipal da Vila de Rio Pardo no período de 1811 a 1830.

Biografia do Autor

Ana Silvia Volpi Scott, Unisinos

Doutora em História;Professora do PPG – História da Unisinos

Ricardo Schmachtenberg

Doutor em História;Professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande dos Sul

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Scott, A. S. V., & Schmachtenberg, R. (2014). Nas teias da administração local: redes de poder e relações familiares entre oficiais camarários no Brasil Meridional (Vila de Nossa Senhora do Rio Pardo - 1811/ c. 1830). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2731

Edição

Seção

Dossiê