Das Artes da Pena e do Pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII

Autores

  • Alessandra Chaves Zen Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Documentos adornados, Manuscritos brasileiros, Arte da pena

Resumo

Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII resulta de uma investigação que tem como objeto primordial de estudo manuscritos adornados produzidos no século XVIII. Se o amplo corpus da pesquisa empreendida por Márcia Almada é constituído por diversos documentos adornados, manuais da arte da escrita e da pintura, gravuras e estudos de caligrafia sob a forma manuscrita e impressa, o foco essencial de atenção da pesquisadora são os compromissos de irmandades leigas produzidos no Brasil setecentista. Tendo como ponto de partida a materialidade desses documentos manuscritos que veiculam textos e imagens, o olhar da pesquisadora busca os aspectos técnicos, artísticos e sociais inscritos nas práticas que os produziram. Para as análises empreendidas, Almada se vale de metodologias próprias da história da cultura, da paleografia, da iconografia e da história da arte, construindo um estudo caracteristicamente interdisciplinar. 

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Publicado

2014-06-18

Como Citar

Zen, A. C. (2014). Das Artes da Pena e do Pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(25). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2331

Edição

Seção

Resenha