Das Artes da Pena e do Pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII
Palavras-chave:
Documentos adornados, Manuscritos brasileiros, Arte da penaResumo
Das artes da pena e do pincel: caligrafia e pintura em manuscritos no século XVIII resulta de uma investigação que tem como objeto primordial de estudo manuscritos adornados produzidos no século XVIII. Se o amplo corpus da pesquisa empreendida por Márcia Almada é constituído por diversos documentos adornados, manuais da arte da escrita e da pintura, gravuras e estudos de caligrafia sob a forma manuscrita e impressa, o foco essencial de atenção da pesquisadora são os compromissos de irmandades leigas produzidos no Brasil setecentista. Tendo como ponto de partida a materialidade desses documentos manuscritos que veiculam textos e imagens, o olhar da pesquisadora busca os aspectos técnicos, artísticos e sociais inscritos nas práticas que os produziram. Para as análises empreendidas, Almada se vale de metodologias próprias da história da cultura, da paleografia, da iconografia e da história da arte, construindo um estudo caracteristicamente interdisciplinar.