As “Sete maravilhas” do município de Caxias do Sul

Autores

  • Daniela Barbosa Maino Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

patrimônio cultural, etnia italiana, representações sociais

Resumo

A concepção de beleza e patrimônio cultural foi se alterando ao longo da história da humanidade. Quando se relata a história de uma cidade, deve-se levar em consideração todas as influências que podem estar presentes nesse discurso. Acredita-se que a história de Caxias do Sul é representada através de uma única perspectiva: a da imigração e cultura italianas. Essas representações sociais, que constantemente são reforçadas pelo Poder Público, não são levadas em considerações as agregações de saberes entre uma cultura e outra, e as influências externas do mundo globalizado. Este artigo tem como objetivo reconhecer, através da concepção de "maravilhas", o patrimônio material e imaterial do Município de Caxias do Sul, presente no imaginário dos entrevistados. Para tanto, foram entrevistados 56 alunos do curso de História da Universidade de Caxias do Sul, que, no primeiro semestre deste ano (2011), estavam cursando as disciplinas: Realidade Educacional Brasileira e Fundamentos Teóricos do Patrimônio Cultural. Foram elencadas sete maravilhas, e, a partir dessas, se procurou identificar se a sociedade atualmente incorpora os valores culturais da etnia italiana. A fundamentação do texto está baseada nos relatos dos entrevistados juntamente com uma pesquisa bibliográfica onde se aborda a história de Caxias do Sul, paralelamente com os conceitos de patrimônio e cultura.

Biografia do Autor

Daniela Barbosa Maino, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Professora no Centro de Ciencias Humanas da Universidade de Caxias do Sul desde 1988.

Downloads

Como Citar

Maino, D. B. (2013). As “Sete maravilhas” do município de Caxias do Sul. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(21). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2089

Edição

Seção

Dossiê