Corpo e maternalismo nos saberes jurídicos e criminológico

Autores

  • Rosemeri Moreira

Palavras-chave:

gênero, corpo, criminologia, maternalismo

Resumo

Considerando o corpo e a corporeidade como mergulhados em sistemas simbólicos, este texto discute alguns aspectos sobre a construção social dos corpos na sociedade ocidental. O enfoque é sobre os saberes do Direito e da Criminologia como instâncias de objetivação e produção do feminino e do maternalismo. Para tanto, são abordados referenciais bibliográficos sobre a expansão do saber médico no discurso do Direito; a construção do saber da Criminologia Positivista europeia e a influência do pensamento criminológico europeu no pensamento de juristas e criminologistas brasileiros nas décadas de 30-40 (séc. XX), no que se refere ao corpo das mulheres, ao feminino e ao maternalismo nele encarcerados.

Biografia do Autor

Rosemeri Moreira

Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Professora no Centro de Ciencias Humanas da Universidade de Caxias do Sul desde 1988.

Downloads

Como Citar

Moreira, R. (2013). Corpo e maternalismo nos saberes jurídicos e criminológico. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(21). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2077

Edição

Seção

Dossiê