Algumas considerações sobre a pesquisa histórica com fontes judiciais

Autores

  • Ironita Adenir Policarpo Machado UPF

Palavras-chave:

História, processos judiciais, relações de poder.

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo apresentar a experiência da trajetória de pesquisa histórica com fontes judiciais e as possibilidades teórico-metodológicas que elas proporcionam. Em primeiro lugar, destaca-se que essa trajetória tem por objeto central de estudo a problemática da propriedade da terra como mercadoria e objeto adotado pelo Estado e por frações de classe dominante, na República Velha rio-grandense, e a forma de perceber a relação de força e interesses econômicos de frações de classe no poder central com os poderes locais, no âmbito do Judiciário. Em segundo lugar, as possibilidades de pesquisa que dela emergiram: história da legislação agrária, história do judiciário, história das comarcas e do coronelismo, bem como temáticas de história cultural e das mentalidades.

 

 

Biografia do Autor

Ironita Adenir Policarpo Machado, UPF

Doutor em História, na área de História das Sociedades Ibéricas e Americanas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em História Regional pelo Programa de Pós-Graduação em História e graduada em História pela Universidade de Passo Fundo; professora do Curso de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo. 

Downloads

Publicado

2013-03-06

Como Citar

Policarpo Machado, I. A. (2013). Algumas considerações sobre a pesquisa histórica com fontes judiciais. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 12(23). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1730

Edição

Seção

Dossiê