Do Itálico Berço à Nova Pátria Brasileira – o semeador e o cultivo da terra

Autores

  • Luiza Horn Iotti Universidade de Caxias do Sul
  • Daysi Lange UCS

Palavras-chave:

Terra, Imigração Italiana, Identidade, Memória

Resumo

O artigo, a partir de pesquisa em processos judiciais do acervo doArquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers), propõe uma nova abordagem do painel Do itálico berço à nova pátria brasileira, do artista Aldo Locatelli, procurando identificar as diferentes relações sociais e econômicas estabelecidas entre os imigrantes da Região de Colonização Italiana (RCI) do Rio Grande do Sul e os grupos locais. A leitura da documentação permite extrapolar algumas visões presentes na construção da memória coletiva dessa região, quando aponta à diversidade de trajetórias de personagens que até então passaramdespercebidos ou anônimos pelos modelos macrossociais de análise.

Biografia do Autor

Luiza Horn Iotti, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutora em História pela PUCRS. Professora no Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul desde 1988.

Downloads

Publicado

2013-05-20

Como Citar

Iotti, L. H., & Lange, D. (2013). Do Itálico Berço à Nova Pátria Brasileira – o semeador e o cultivo da terra. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 11(22). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/1560

Edição

Seção

Dossiê