Repercussões da Segunda Guerra no Piauí: Rompimento do Brasil com os países do Eixo e as contradições do Regime Varguista (1939 – 1945)

Autores

  • José de Arimatéa Freitas Aguiar Júnior
  • Pedro Pio Fontineles Filho

Palavras-chave:

História. Segunda Guerra Mundial. Regime varguista.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar os mecanismos utilizados pelo governo varguista para conclamar os piauienses na defesa e na segurança da Nação durante o período da Segunda Guerra Mundial. O texto aborda, ainda, o rompimento do Brasil com os países do Eixo, celebrações como o Dia Pan-Americano, inseridas no discurso de união das Américas e de combate aos inimigos externos, além da visita que o ministro da Guerra fez a Teresina no ano de 1942. No entanto, através das fontes consultadas, podemos dar espaço para contradições do regime varguista, em que, de um lado, fazia um discurso de combate às ideias totalitárias, e, no Brasil, inclusive no Piauí, adotou posturas repressoras e autoritárias. A metodologia aplicada na pesquisa foi a análise das fontes escritas, como o jornal Diário Oficial e os telegramas articulados às fontes orais, bem assim algumas fotografias do período.


Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Júnior, J. de A. F. A., & Filho, P. P. F. (2021). Repercussões da Segunda Guerra no Piauí: Rompimento do Brasil com os países do Eixo e as contradições do Regime Varguista (1939 – 1945). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 20(39). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/10490

Edição

Seção

Artigos