Efeitos do treinamento de força sobre o equilíbrio estático em idosos: uma análise sistemática
Resumo
Juntamente com o avanço da idade, surgem alterações físicas como a perda da força muscular edo equilíbrio corporal, as quais podem comprometer a independência e a qualidade de vida do idoso.Apesar do fato de o treinamento resistido ser reconhecido como uma das modalidades capazes depromover melhorias no equilíbrio em idosos, os efeitos do treino de força sobre o equilíbrio estático emidosos não são completamente conhecidos. Assim, o objetivo desta revisão sistemática é compilar osresultados de estudos que investigaram a influência do treinamento resistido sobre o equilíbrio em idosos.A busca sistematizada foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e SciELO. Para seleção dosestudos, foram usados os seguintes critérios de inclusão: tipo de estudo: transversal ou longitudinal; tipode população: idosos; tipo de desfecho: equilíbrio avaliado por meio de estabilometria ou escalas deequilíbrio; tipo de treinamento: treinamento resistido. Como resultado, foram encontrados seis estudosque contemplaram esses critérios de inclusão. As características da amostra, o tipo de protocolo e métodopara avaliação do equilíbrio e os resultados do treinamento resistido foram sumarizados e apresentadosem forma de tabela. De modo geral, os resultados demonstraram a eficiência de programas detreinamentos resistido para a melhoria do equilíbrio estático em idosos. No entanto, os tipos de protocolode treinamento de força são amplos e variados, de modo que se desconhece o efeito de diferentesprotocolos de treino de força desenvolvidos especificamente para o equilíbrio.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).