Dança na Educação Infantil: percepção dos pais, professores e coordenadores sobre a dança inserida nesse contexto
Resumo
O presente artigo tem como tema a dança na Educação Infantil e busca analisar, através de umquestionário semiaberto, a percepção de pais e/ou responsáveis pelos alunos na figura feminina e nafigura masculina, dos professores responsáveis pelas turmas e do(s) coordenador(es) de uma escola deEducação Infantil onde são realizadas aulas de dança semanalmente. O objetivo deste estudo é investigarse a dança nesse contexto é reconhecida pela importância, pelo lazer, pelos seus benefícios e conteúdosalém de investigar se a dança auxilia nos desenvolvimentos motor e cognitivo da criança, podendo serinserida como aulas regulares nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa,descritiva, exploratória e de cunho transversal. Foram totalizados 201 questionários aplicados a pais e/oua responsáveis, a dois coordenadores e a seis professores. Os resultados revelam que os respondentes dapesquisa percebem a dança não somente como uma atividade física ou como forma de divertimento paraas crianças; percebem a mesma como uma forma de desenvolver no aluno diversos aspectos importantespara o seu crescimento e para o seu futuro. Uma percepção evoluída, livre de preconceitos e barreiras queencontramos na sociedade quando se fala sobre dança.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).