Dança na Educação Infantil: percepção dos pais, professores e coordenadores sobre a dança inserida nesse contexto

Autores

  • Bruna Bresolin Bregolin
  • Magda A. B. C. Bellini

Resumo

O presente artigo tem como tema a dança na Educação Infantil e busca analisar, através de umquestionário semiaberto, a percepção de pais e/ou responsáveis pelos alunos na figura feminina e nafigura masculina, dos professores responsáveis pelas turmas e do(s) coordenador(es) de uma escola deEducação Infantil onde são realizadas aulas de dança semanalmente. O objetivo deste estudo é investigarse a dança nesse contexto é reconhecida pela importância, pelo lazer, pelos seus benefícios e conteúdosalém de investigar se a dança auxilia nos desenvolvimentos motor e cognitivo da criança, podendo serinserida como aulas regulares nas escolas de Educação Infantil. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa,descritiva, exploratória e de cunho transversal. Foram totalizados 201 questionários aplicados a pais e/oua responsáveis, a dois coordenadores e a seis professores. Os resultados revelam que os respondentes dapesquisa percebem a dança não somente como uma atividade física ou como forma de divertimento paraas crianças; percebem a mesma como uma forma de desenvolver no aluno diversos aspectos importantespara o seu crescimento e para o seu futuro. Uma percepção evoluída, livre de preconceitos e barreiras queencontramos na sociedade quando se fala sobre dança.

Downloads

Como Citar

Bregolin, B. B., & Bellini, M. A. B. C. (2015). Dança na Educação Infantil: percepção dos pais, professores e coordenadores sobre a dança inserida nesse contexto. DO CORPO: Ciências E Artes, 5(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/4003