A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul

Autores

  • Carlos Alberto Faggion

Resumo

O propósito deste estudo é refletir sobre a prática docente dos professores deEducação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Participaramdo mesmo dez professoras, e na perspectiva delas, descrevemos e analisamos asinformações coletadas no trabalho de campo, visando a compreender a construção daprática docente do professor de Educação Física. A investigação é de caráter qualitativo,pelo fato de nosso interesse centrar-se na prática do professor de Educação Física noEnsino Médio, no seu local de trabalho, e nas condições que o rodeiam. Assim, aetnografia se constituiu na abordagem mais adequada aos propósitos previstos. Optousepela entrevista semiestruturada (1), observação das aulas (2), pelo diário de campo(3), e pela análise de documentos (4), tais como programas e/ou mapeamento dosconteúdos do Ensino Médio nas escolas investigadas. A interpretação das informaçõesfoi realizada a partir da construção de quatro blocos temáticos resultantes da reuniãopor proximidade temática das dez categorias de análise, que emergiram das entrevistasrealizadas com os atores da investigação.

Downloads

Como Citar

Faggion, C. A. (2013). A prática docente dos professores de Educação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. DO CORPO: Ciências E Artes, 1(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/2306